Acerca de mim

A minha foto
Mas quem sou eu mesmo? Nem eu sei se calhar. Em busca, permanentemente em busca!

domingo, março 10

Duas rãs numa taça de natas



Era uma vez duas rãs que caíram numa taça de natas.
Rapidamente se aperceberam de que estavam a afundar-se: era impossível nadar ou flutuar durante muito tempo na massa espessa como areias movediças. No início, as duas rãs tentaram bater as patitas para chegarem à borda do recipiente. Mas era inútil; por mais que se mexessem, não saíam do mesmo lugar e estavam cada vez mais atoladas. Sentiam uma dificuldade crescente em vir à superfície respirar.
Uma delas disse em voz alta:
- Já não aguento mais. É impossível sair daqui. Não se consegue nadar nesta pasta. Já que vou morrer, não vejo de que serve prolongar este sofrimento.Não faz sentido morrer cansada por causa de um esforço inútil.
Dito isto, deixou de bater com as patitas e afundou-se rapidamente, engolida pelo espesso líquido branco.
A outra rã, mais persistente ou talvez mais casmurra, disse de si para si mesma.
    - É escusado! Não consigo avançar nesta pasta. No entanto, se vou morrer, prefiro lutar até ao meu último fôlego. Não quero morrer um segundo que seja antes da minha hora.
    Continuou a dar às patas e a chapinhar sempre no mesmo lugar, sem avançar um um centímetro sequer, durante horas e horas.
    E de repente, de tanto bater com as patas e com as coxas, de tanto mexer e remexer, a nata transformou-se em manteiga.
    Surpreendida, a rã deu um salto e, patinando, chegou à borda do recipiente. Daí, pôde regressar a casa, coaxando alegremente.
     
Jorge Bucay
"deixa-me que te conte"

3 comentários:

avoluisa disse...

Bom domingo Professor Afonso !
Trouxe nos uma bela lição principalmente para os frustrados ,cansados,desanimados...meio mundo !

Obrigada Professor, pela força, perseverança e tudo mais...já era tempo !

Um abraço
Luisa

Lourdes Henriques disse...

Olá Professor Afonso
Quando comecei a ler este seu depoimento, perguntei-me o que teriam a ver as rãs com o seu blogue.
Quando acabei, percebi exactamente ...
Esta é uma Metáfora muito interessante ...
Obrigada!
Um abraço
Milú.

soares disse...

Olá Professor Afonso!
Como deixar de comentar!
Gostei demais desta historia que nos leva a pensar na nossa atitude perante as dificuldades !
Como saber o que a vida nos reserva se não fizermos por isso .....?
Gostei!Pensei! Aprendi!
obrigado !
Um abraço
suzete

______________________________________________