Acerca de mim

A minha foto
Mas quem sou eu mesmo? Nem eu sei se calhar. Em busca, permanentemente em busca!

terça-feira, março 27

a minha opinião...

Hoje celebra-se o dia do dador, ouvi na Rádio! Um dos meus dias...
Ouvi sua excelência o ministro de Saúde pronunciar-se sobre "ganância" dos dadores de sangue ao pretenderem ter isenção de taxas moderadoras na saúde, em geral. Quase que apelidava de espírito mercenário esta pretensão.
Comecei a doar sangue, ainda não se falava em rentabilidades seja lá do que for, doava porque entendia ser bom.
A dado momento, o estado, este mesmo, apesar das cabeças ministeriais resolveu considerar mérito a quem era dador e, deu-lhes isenção de taxas moderadoras. Só há dois anos soube e passei a utilizar este "reconhecimento".
Em meu entender trata-se mesmo disso. Se pensar, Sr. ministro que condição "sine qua non" para dar sangue é ser saudável, a utilização dos recursos de saúde será pontual e entendo que considerar  a isenção de taxas para os dadores deve ser na contabilidade da saúde um valor insignificante. E ainda há a considerar que recorrer à saúde é no mínimo um "bem" muito indesejável. Mas falamos de valores, e na cabeça de muitos governantes, valores são valores, principalmente se forem arrebanhados a quem use um bem comum, o SNS.
Mais grave serão as ajudas de custo, permanentes, ou forçadas episodicamente, garantidas, como as da classe política, em todos os estratos.
Querem que vos diga? Continuarei a assumir-me como agente político na base, na "merda" se assim entenderam, recuso-me a contribuir para a manutenção deste "status quo". 
Continuo convictamente a recusar-me a votar nesta gentalha em metamorfose duvidosa!



1 comentário:

Lourdes Henriques disse...

Mas que grande LATA!!!
Os dadores voluntários, a troco de nada, propõem-se contribuir para ajudar quem necessita de um "pouco de saúde" para muitas vezes, poder sobreviver... mais algum tempo... e são esses os gananciosos!
Então e esses PARASITAS todos que andam para aí a viver no bem bom, com "ajudas de custo" de milhares e milhares de euros, à custa das migalhas que sacam ao "ZÉ PAGODE"...E só Deus sabe a falta que muitas dessas migalhas fazem no bolso de cada um! E os dadores é que são gananciosos! Grandes pulhas!
Também já fui "enganada" por esses aldrabões todos, mas também já lá não me apanham mais!
Tenho filhos dadores de sangue e medula há vários anos, e nunca os ouvir falar em "recompensa" alguma ...
Um abraço
Milú

______________________________________________