Acerca de mim

A minha foto
Mas quem sou eu mesmo? Nem eu sei se calhar. Em busca, permanentemente em busca!

quinta-feira, março 8

Dia internacional da mulher

Já viram a Lua hoje? Cheia, linda!
Sempre a associei à mulher.
Não costumo "ligar" a dias comemorativos e ainda mais quando o seu sentido original foi de todo usurpado pelo faz de conta da delicadeza, orientado pelos interesses comerciais. Inicialmente a evocação deste dia estava directamente ligado à luta das mulheres pela igualdade, pelo reconhecimento da sua condição. 
Já tudo foi conseguido, restavam o perfume, a joia, o ramo de flores...
A primeira mulher lutadora na minha vida foi a minha mãe. Quando a quarta classe bastava para estar atrás de um balcão, e em casa havia matéria prima para quadro mercearias, ela assumiu  o sacrifício do poder e zarpamos para a cidade onde havia as escolas secundárias. Tantos silêncios "cristãmente" assumidos, tantas lutas em segredo travadas e só posteriormente divulgadas. E sabem, a mulher a quem prometemos cuidar e nunca abandonar quando for velhinha? 
É a mãe. Fi-lo tantas vezes sentado nos seus joelhos com os braços em volta do pescoço e ela embevecida acreditava e amava ouvir como se cada palavra fosse proferida pela primeira vez.
Era a mãe! A mesma mãe que aguentou três filhos em simultâneo em Guerra no Ultramar (Angola, Moçambique, Guiné). Mulher de armas, a minha mãe!

Depois outras mulheres surgiram, algumas passaram. 
Tenho ainda comigo uma professora, uma Mulher. Não nos vemos há três décadas, mas não passou, permanece.
Não escolhi a mãe, não escolhi os professores.
Há mais de três décadas que conheço e partilho a minha vida com outra Mulher. Lutadora, Guerreira, Mãe, escolhemo-nos.
Este dia, mais os outros 365 (deste ano) são teus!

4 comentários:

Lourdes Henriques disse...

Palavras para quê?
Perante uma HOMENAGEM tão profunda e sentida a uma Mãe e a uma Esposa, só me ocorre dizer ABENÇOADO FILHO E MARIDO!
Oxalá todos o fossem assim ...
Parabéns por ser como é.
Um abraço
Milú.

avoluisa disse...

Têm o previlegio de ser as "mulheres" do Professor Faria!!!e acredito que tambem o Professor tem o previlegio de as ter "acompanhado"!!!certo?? tão todos de parabens!!!

avoluisa

Anónimo disse...

Ao lado de um grande homem está sempre uma grande mulher.....aqui são três!!!

É lindo um homem descrever assim as mulheres da sua vida...

Bem haja por isso!!!!

E ja agora...que nada é de graça...
bem hajam as MULHERESque fizeram por isso!!!

gostei....e muito

suzete

Anónimo disse...

Dia internacional da mulher
Admirei a maneira como falou das mulheres da sua vida, fiquei com a ideia de que é um bom marido e um bom filho.
Quanto á sua mãe é uma iruina conseguiu suportar a dor de ver partir três filhos para o Ultramar sem saber se os voltaria a abraçar, tem toda a minha admiração e respeito,um beijinho grande para ela.
Adorei
Alice Matos

______________________________________________