Acerca de mim

A minha foto
Mas quem sou eu mesmo? Nem eu sei se calhar. Em busca, permanentemente em busca!

quarta-feira, janeiro 7

divagando


Ontem, por força das circunstâncias viajei de comboio, na linha de Sintra. Não fazia há muito tempo!

Os ponteiros do dia empurram as pessoas carruagem dentro, regresso a casa, transportando com elas um misto de cansaço, apatia. Pressa pelo tempo de paragem, pressa pela conquista de lugar sentado, pressa para fugir à baixa temperatura que permanecia no apeadeiro sem encontrar o comboio de retorno.

Filtrando o olhar, o meu e o dos outros, os meus óculos escuros observavam e abriam caminhos para as minhas divagações.

Em cima dos poucos bancos vagos, panfletos apelativos de um produto qualquer, propositadamente deixados, eram afastados na sua agressão de uma forma mecânica, e davam lugar a corpos cansados de mais uma jornada, corpos com rosto quase inexpressivo, olhos vagos, ausentes uns, fechados outros, e ainda outros desfiando as letras de um qualquer gratuito apanhado à entrada da estação.

Alguma gente nova quase sempre aos pares fazia a diferença, no movimentar-se, na cumplicidade estabelecida com naturalidade com os seus companheiros, nas expressões e risos quase profanos naquele ambiente solene da viagem entre muitos, em solidão. Às costas, algumas mochilas proporcionais ao peso e preocupação da vida.

A diferença que senti é que eu viajava de comboio, aquelas pessoas apanhavam o comboio, todos os dias, fazia parte da sua rotina !

Olhei, observei rostos, inventei histórias, criei personagens, caí na tentação dos preconceitos!

Naquela carruagem, alguém me viu?

Duvido. Ali, nestas circunstâncias, não há mais ninguém!

PS. Faz-se a apologia dos transportes públicos em detrimento dos privados! De Queluz a Algueirão paguei 1,20€. Tive que esperar o comboio, tive que andar da estação até ao ponto de chegada, o mesmo de regresso, e não chovia...

De carro, pelo menos no meu, faria três vezes o mesmo percurso com o preço dos bilhetes.

Transportes públicos caros ainda por cima suportados por quem menos pode, acho eu!

2 comentários:

Anónimo disse...

Naquela carruagem, ou em qq outra, acho q ninguém te viu....

Bom ano de 2009

Bjs

mar

MoonLight disse...

duas formas distintas de se ver as coisas...
tudo no mesmo texto!
brilhante!

bjitos*********

______________________________________________