Acerca de mim

A minha foto
Mas quem sou eu mesmo? Nem eu sei se calhar. Em busca, permanentemente em busca!

quarta-feira, julho 30

ser voluntário...não é fácil



Muitos de nós, aquando o afastamento da chamada vida activa, sentem o vazio que é abandonar a rotina dos horários, das actividades.
Lembro-me, no dia imediato a ter passado à “reserva”, com uma pontualidade britânica acordar, mecanicamente com um pé fora da cama, ter-me questionado, para onde vais? Um vazio profundo, um tomar consciência talvez reportado por outros, mas só naquele momento sentido...Que posso fazer para manter a minha sanidade mental, questionei-me.

A hipótese de voluntariado pareceu-me excelente. Procurei, inscrevi-me, uns através da net, outros localmente. Fundação do Gil, tão publicitada, Hospital Amadora Sintra, e outros mais.

Da primeira não obtive qualquer retorno a não ser através da recepção via mail, passados meses, de uma folha excel com campo a preencher na disponibilidade de venda de “bonequinhos” num grande espaço comercial. Ignorei, pois pensei não ser dirigida a mim. Poucos dias depois, nova insistência, nova área comercial, nova folha...Que fiz? Talvez isso que calculam mas com uma vertente pedagógica. Sabem o que é ser voluntário, perguntei. Ajudei-os a pensar e a avaliar procedimentos, e pedi para retirarem a minha ficha do lote dos ditos.

No Hospital Amadora Sintra tive que me deslocar quatro vezes para proceder à inscrição. Papéis, fotocópias, fotos, tudo deixei entusiasmado. Quer trabalhar com católicos ou outra religião, perguntou-me a Senhora responsável. Que não, não ia a fim de propagar a fé, disse. Queria ser voluntário naquela instituição, simplesmente

Passaram-se seis meses, fui convocado para uma entrevista com uma senhora Drª Psiquiatra. Uma hora de amena cavaqueira, que sim, que encontrava em mim potencial para ser voluntário...Passaram-se três anos, devo estar numa fila muito frequentada, não me chamaram...
Passei na Entrajuda e permaneci um ano. Realizei-me, recebi, contribuindo.

Mas há sonhos...

A malta sénior, pois! Propus um projecto de sensibilização à informática a três autarquias da periferia de Lisboa. Arruda dos Vinhos, Alenquer e Sobral de Monte Agraço.
Espaços, equipamentos, matéria prima de interessados. Voluntário puro e duro, sem contrapartida para além do retorno de brilho de olhos cansados, sorrisos de descoberta.Parecia perfeito.
Arruda, mantém o seu espaço fechado todas as manhãs, equipamento desaproveitado. Que faltou? QUERER!
Alenquer, entusiasmo pela ideia, mais de uma vintena de interessados. Que falhou? ORGANIZAÇÃO!
No Sobral, concretizei o meu projecto. Há sala disponível, há um tirar partido das estruturas, há o empenhamento sem limites da Autarquia. Não faltou o QUERER, a ORGANIZAÇÃO, a SENSIBILIDADE!

Cumpri a minha primeira etapa. Vamos para férias. Nos olhos colho brilho de entusiasmo, sorrisos de contributo de bem estar.
Voltaremos.

Ser voluntário é difícil ou não?

Sem duplas consonantes no nome, sem “de” e “e” na junção dos apelidos, sem conhecer a prima da tia do Sr que é director geral e que se movimenta bem no mediatismo dos orgãos de informação, ser voluntário ainda não é coisa fácil!



5 comentários:

MoonLight disse...

É por isto (entre tantas outras coisas) que gosto de te ler.
Pela simplicidade...
Pela entrega...
Porque SIM!
Bjs de Luz

Aninhas disse...

Parabéns pela persistência.

Zé Miguel Gomes disse...

É difícil na medida que o nosso ego diminui, mas que faz bem, faz :)

Fica bem,
Miguel

Anónimo disse...

Nem poderia ter sido de outra forma:) Alguém já me disse umas quantas vezes que querer coisas boas e empenhar-se nisso, traz coisas boas...podem não ser as que queriamos inicialmente, mas não deixam de ser boas por isso;)

Anónimo disse...

LINDO!

FELICITO-O ANTES DEMAIS PELO SER LINDO QUE É! MTOS PARABÉNS!
POR ESTE PAÍS FORA, AS HISTÓRIAS REPETEM-SE! NÃO TÊM O MESMO FINAL, MAS O PROCESSO É TÃO IDÊNTICO QUE ARREPIA!
COMO ME REVI NAS SUAS PALAVRAS! AUTÊNTICO!
APESAR DAS CONTRARIEDADES QUE ESTA VIDA NOS VAI COLOCANDO, TEMOS QUE CONTINUAR A REMAR CONTRA A MARÉ ... A GRANDE MARÉ!
AINDA NÃO SOMOS A MAIORIA, MAS PARA LÁ CAMINHAMOS!

ACREDITO, QUE SÃO ESSAS PEQUENAS VITÓRIAS QUE DÃO UM BRILHO ESPECIAL ÀS NOSSAS VIDAS, REFONFORTAM A NOSSA ESSÊNCIA, A VERDADEIRA! E NOS DÃO ALENTO PARA CONTINUAR! SEM DÚVIDA ALGUMA! O SEU CASO É PROVA DISSO MESMO!

REALMENTE, CONCORDO: VOLUNTÁRIO É SINÓNIMO DE PERSISTENTE/GUERREIRO!

DESPEÇO-ME COM UM DESEJO, DE QUE TODOS OS SERES ENCONTREM A PAZ E A TRANQUILIDADE NECESSÁRIAS, PARA AMAR INCONDICIONALMENTE, TUDO E TODOS!

NAMASTÉ!

______________________________________________