Acerca de mim

A minha foto
Mas quem sou eu mesmo? Nem eu sei se calhar. Em busca, permanentemente em busca!

quinta-feira, janeiro 17

um mail/apelo

Mão amiga fez-me chegar este Mail/apelo.
Como há algum tempo que publicito a Linha SOS Voz Amiga no meu blog, resolvi transcrever na íntegra:


"O SOS Voz Amiga precisa de Voluntários!
Quer ser um deles?

O que é o SOS Voz Amiga?

- É um serviço telefónico de ajuda generalista, que existe há quase 30 anos;

- É uma linha destinada a apoiar pessoas em situação de sofrimento devido a solidão, angústia, depressão ou risco de suicídio.

Quais os princípios do SOS Voz Amiga?

- Disponibilidade, aceitação e respeito pela diferença;

- Anonimato, de quem telefona e de quem atende;

- Saber escutar, com atenção, compreensão e respeito;
- Procurar uma relação de empatia entre o apelante o voluntário.

Quem procura o apoio do SOS Voz Amiga?

- Pessoas que querem partilhar os seus problemas com um desconhecido que não julga, mas escuta;
- Pessoas em sofrimento, inclusivamente a pensarem em suicídio.

Onde funciona o serviço?

O serviço é prestado em Lisboa e exclusivamente por telefone.

Quem presta ajuda?

- Mulheres e homens, de todas as idades, crenças, estratos sociais, culturais, económicos e profissionais, sem remuneração;

- Que se organizam e disciplinam para um trabalho especializado de relação de ajuda não profissional;

- Que se submetem a uma selecção e formação iniciais e recebem de forma continuada apoio e supervisão por técnicos da área da saúde mental.

O que pedimos aos voluntários?

- Um mínimo de 3 turnos por mês (de 4 horas cada um), sem turnos fixos, podendo escolher o turno e o dia que mais lhe convier;
- Assistir a reuniões semanais, de trabalho e de formação contínua, onde o voluntário pode colocar os problemas sentidos durante o atendimento e ser ajudado pelos técnicos e pelos colegas.

Pode saber mais sobre nós em www.sosvozamiga.org

Se está interessado em ser voluntário, mande um e-mail para sosvozamiga@gmail.com


Por favor, reenvie esta mensagem, utilizando exclusivamente o "Bcc" e retirando do assunto a expressão "Fw:"

Bem-haja para todos!"




6 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
SILÊNCIO CULPADO disse...

Afonso
Excelente este post. É um trabalho muito meritório que nunca é demais divulgar. Vamos também perguntar no Sol Poente (blogue solidário´).
Um abraço

Robin Hood disse...

Vem tomar um copo ao Cadeirão da Malta que há novidades frescas.

Anónimo disse...

Excelente ideia!
Só tu meu amigo!
Parabéns pela iniciativa de divulgares!
Bjs de Luz

Anónimo disse...

Essa ajuda ao próximo é fantástica.
Beijinhossssssss

7 disse...

Tenho estado ausente nos comentários, mas não nas visitas.
Espero que a minha não participação, não vos impeça de me visitarem.
Tenho novidades no meu espaço e explico melhor a minha "ausência".
Cumprimentos Pecadores.

______________________________________________