Acerca de mim

A minha foto
Mas quem sou eu mesmo? Nem eu sei se calhar. Em busca, permanentemente em busca!

quarta-feira, dezembro 12

coisas simples!



Há dias, numa terra ainda simples, um simples homem cavava uma horta simples.
Enérgico enterrava a enxada profundamente. Parou à minha passagem. Olha, disse-me, doem-me os “aços”, “assas” a tua “aquina” aqui, percebi através das palavras articuladas mas de difícil apreensão, causa de uma deficiência, ajudada por mímica efusiva.
O homem simples olhos claros, tez morena, sorriso amplo, dentes descuidados, sorria…
Claro que sim Augusto, daqui a pouco, daqui a pouco, acenei-lhe.
E passei a minha simples moto enxada naquele simples terreno daquele homem simples que trabalhava no que havia de ser uma horta simples!
Rasgando o castanho da terra, sulcos de satisfação em sorriso no olhar do Augusto!
-Tá “ooom”, e ensaiava duas cavadelas enérgicas com a enxada, aprovando o meu trabalho. Aqui, vou pôr “aios”, aqui “abiça”, dizia-me!
E eu ali semeei afectos, partilhei o simples que tinha. Não foi preciso esperar pela germinação, colhi ali mesmo, de imediato! Estou mais rico. Acreditam?
Sim, sei que sou um privilegiado em viver estes acontecimentos.
Se calhar, há-os em qualquer lado. Um qualquer terreno, um qualquer Augusto, uma qualquer espécie de moto enxada!Manifestam-se de variadíssimas formas. Há que estar atento e disponível SIMPLESMENTE!
______________________________________________

8 comentários:

Anónimo disse...

Grande verdade, é só isso e nada mais, é estar SIMPLESMENTE atento e receber o que de bom a vida nos transmite, fazendo como retorno o mesmo, simplesmente.

Tiago R Cardoso disse...

Tem toda a razão é preciso estar atento, andamos com tanta pressa que nos esquecemos de colher aquilo de bom que a vida nos dá.

quintarantino disse...

Muitas vezes é nas coisas simples da vida que colhemos os melhores ensinamentos.

Anónimo disse...

Na simplicidade da vida colhemos uma aprendizagem verdadeira e pura, são nestes momentos ricos em humanidades que nos lembramos como é bom existirmos. Obrigado pela visita e volta sempre que és benvindo. Beijo e bom fim de semana.

Alma Nova ® disse...

Pode até haver em qualquer lado acontecimentos destes, mas é necessário ter os olhos abertos e o coração disposto, para os acolher e saborear...o que, infelizmente, poucos têm.
Um abraço.

Anónimo disse...

E não que é verdade ... os Augustos nos atropelam diariamente e às vezes nem percebemos.

Atenção, Claudia! Atenção!

Amei!

Beijinhosssss

SILÊNCIO CULPADO disse...

É isso exactamente o que significa a solidariedade. É partilhar as coisas simples porque são as coisas simples as grandes coisas da vida. Os que dão o que lhes sobra, os que fazem da caridade a consciência de elites, não sabem o valor de uma simples cavadela.É isso que te torna especial neste recanto.

Tenho estado ausente por motivos de saúde de familiares próximos e amigos.Assim que pude vim logo visitar-te. Tenho hoje no Silêncio Culpado um texto de opinião em que me identifico e me mostro com o nome e o rosto que tenho.

Maria José disse...

Apreciar os instantes irrepetíveis de aprendizagem do mundo, da gente, de nós até.

______________________________________________