Acerca de mim

A minha foto
Mas quem sou eu mesmo? Nem eu sei se calhar. Em busca, permanentemente em busca!

domingo, maio 1

dia dito da mãe


Determinaram que era o dia da mãe!
Quando eu a tinha e há muitos anos, ela era conhecida como Imaculada, aliás não era só minha, era de todo o Portugal.
Mudam-se os tempos mudam-se as vontades, quebram-se as fronteiras, surge a globalização.
A mãe já não é aquela, o aconchego, a ternura de casa, a entrega de uma flor, um beijo.
Agora chama-se ZARA, DIOR, PRADA, NINA RICCI, LANCÔME, GUCCI, CACHAREL, CALVIN KLEIN, DIOR, etc, etc.
Estou velho para isto, CONCEIÇÃO era um simples nome português, celebrava-se a 8 de Dezembro!

2 comentários:

Lourdes Henriques disse...

Pois é Professor.
Ainda me lembro que, se a minha memória não falha, o último ano (ou penúltimo, não me recordo bem) em que se celebrou o Dia da Mãe foi a 8 de Dezembro de 1965, o dia que escolhi para o meu casamento. Ficou-me na memória.
Quando mudou para Maio não gostei. E acho que tem razão, a mãe de todos nós é a Imaculada Conceição e deveria continuar a celebrar-se no dia 8 de Dezembro.
Quanto à nossa mãe, essa, deveria ser celebrada todos os dias e não apenas no dia da mãe. Quantas vezes alguns filhos durante o ano inteiro nem se lembram de a mimar, e neste dia (alguns nem isso) é que se lembram que têm mãe ...
Obrigada pela partilha do seu pensamento.
Um abraço.
Milú.

albertina disse...

Num dia de jogo na TV, é dia de diversão para mim, e aqui estou eu penetrando o que peço desculpa pela ousadia, mas ousando.
Dia da mãe. Como tudo na vida vai mudando e nem sempre para melhor, eu na minha juventude mudei de católica nada convicta, para evangélica á procura da Fé e aprendi muita coisa na verdade entre elas, a solidariedade ali praticada, mas também que fé uns teen, outros não, e eu não fui bafejada com essa graça.
Quanto ao dia 8 de Dezembro dia de Nossa Senhora da Conceição,era assim que eu o conhecia. Na igreja evangélica era celebrado o dia da mãe, no primeiro domingo de maio, e a história contada era a seguinte: Numa igreja foi feita uma festa par ajudar uma jovem a quem tinha falecido a mãe, essa jovem comovida dedicou-a a todas as mães, assim como o dia da família, era comemorado durante toda a semana.
Se isto tem ou não algum interesse é completamente irrelevante, dia da Mãe, dia do Pai, dia de Natal Já nada é como dantes só serve para o comercio fazer negócio e tornar as pessoas muito mais interessadas no ter do que do Ser E professor me desculpe, um abraço


______________________________________________