Acerca de mim

A minha foto
Mas quem sou eu mesmo? Nem eu sei se calhar. Em busca, permanentemente em busca!

sábado, abril 18

Telepatias?


Ele há coisas...
Poderia começar este apontamento assim!
Ontem, ao fim do dia, caminhando lado a lado com a minha filha mais nova num circuito pedestre já meu velho conhecido, a conversa fluía de imediatos propósitos ou de outros evocados sem guião.
A dado momento e já nem sei porquê evocamos Herberto Helder, falecido recentemente. Não sabia ter nascido na Madeira mas, ao procurar informação aquando a sua morte, achei curioso ser filho de uma senhora de sobrenome Luís Bernardes.
Nos meus tempos de Liceu, (quando Cristo veio à terra) tinha um amigo e colega com o mesmo sobrenome. Podia ser até família, não sabia... O Bernardes, como acontecia muitas vezes nos bancos da escola, veio a adquirir uma alcunha que posteriormente assumiu como sua identificação integrante, o Micas, numa carteira da aula de matemática. E explicava à minha filha como era embaraçoso por vezes lá em casa a nossa “lingua” fugir de Bernardes para Micas perante uma mãe que o tratava carinhosamente por “Didinho”.
Companheiro, nos bancos do liceu, de aventuras por vezes despropositadas mas próprias da idade, de equipe em desportos representativos da equipe do Liceu, já não o vejo talvez há cerca de cinquenta anos.
Preparávamos para o regresso, o meu velho e antiquíssimo telemóvel tocou. Tocou com aquele toque que ninguém tem, o toque de um aparelho único. O número era desconhecido...mas atendi.
Incrível mas vero. Do outro lado uma voz pausada, madeirense certamente! Do outro lado, o Bernardes!
Atropelamo-nos em palavras e emoção. E, e, e, tantos, agendas, páginas e páginas que se voltaram num ápice. Ainda há muito que sincronizar mas estamos de novo em sintonia.
Coincidência? Sei de alguns elementos que contribuíram para tal  (não tenho facebook), mas o momento, o preciso momento foi “mágico”, estranhamente coincidente!
Ps. Já agora acrescento que sim, há parentesco pelo lado do pai!

2 comentários:

Lourdes Henriques disse...

Olá Professor Afonso
A nossa vida é de facto feita de encontros e desencontros. E às vezes acontecem estas coisas inesperadas que nos deixam a pensar se de facto não será mesmo "Telepatia".
Poderia acontecer, em qualquer altura, mas no "mesmo momento"...
E é quando penso e acredito que de facto existe algo muito forte e superior a todos nós, que nos comanda.
Gostei de saber da sua alegria e do seu amigo.
São estes e outros tantos como estes, os momentos a que chamamos de Felicidade.
Um abraço e continue a ser Feliz.
Milú.

soares disse...

Professor
Para quê termos uma resposta ,um nome, uma explicação para tudo o que acontece
Aconteceu,foi bom ,deixemo-nos envolver pelo mistério ,pelo toque mágico ,por aquele Amigo que gosta de nos surpreender.E vivamos simplesmente as "coisas" boas, lindas, que trazem à vida momentos doces ...
Que se repitam !
Um abraço

______________________________________________