Acerca de mim

A minha foto
Mas quem sou eu mesmo? Nem eu sei se calhar. Em busca, permanentemente em busca!

terça-feira, agosto 21

Serra do Socorro


Serpenteando estrada acima, pavimento irregular empedrado, cheguei ao topo. Já me haviam falado, referência ocasional de uma conversa breve, circunstancial. A serra do Socorro!
A primeira impressão foi que não havia chegado ao topo de uma serra mas sim ao cimo de um planalto. Depois, gradualmente foi deixando o olhar estender-se, alongar-se sem restrição de encontro ao horizonte, próximo ou distante consoante a neblina que envolvia aquela imensidão de terra.
Do alto, a meus pés, com um silêncio pesado aos ombros, um sol que queima mais, por mais próximo, observo o movimento enfileirado de carros formigas, sem marcas, potências, uns num sentido outros noutro. Não os ouço... parecem-me todos iguais. Casas, à esquerda, à direita, ao fundo, mais distantes ou próximas, cores diversas, janelas portas de anseios, vidas iguais na minha equidistância. Não interpreto, limito-me a ver e o que vejo é o que sinto!
Vagarosa e indolentemente, na encosta verde, um corvo plana. 
Para ali, ouço, é as Berlengas, não fosse o dia, facilmente se veria...O Sobral, acolá, na direcção da eólica... Sintra, lá em baixo... o Tejo para ali...Montejunto para além...
O meu pescoço rodou, rodou, trezentos e sessenta graus, em qualquer direcção, um sítio qualquer. Se tivesse um binóculo, pensei...
Não, melhor não. Não vira tudo quanto a minha vista alcançara. Porque sempre desejar estar onde não estou? Porque passar sem sentir o pulsar do próximo, daqui, exaustivamente?
A Berlenga não existe hoje, Sintra manifesta-se ao fundo, Montejunto compete em grandeza, o Tejo é ficção. Vejo, absorvo, constato!
Qualquer dia nascerei com o dia aqui mesmo, será um novo sentir, espero surpreender-me...

1 comentário:

Lourdes Henriques disse...

Que belo passeio para conversar com "os seus botões". Parabéns pela escolha do local, pois é na realidade maravilhoso. Esquecemos por algum tempo a civilização, a barafunda, por momentos temos a sensação de estarmos num paraíso donde podemos avistar o mundo sem que nada nos afecte ... sem que nada nos consiga molestar ...
Lindas fotografias e uma excelente narração. Como sempre.
Um abraço
Milú

______________________________________________