Acerca de mim

A minha foto
Mas quem sou eu mesmo? Nem eu sei se calhar. Em busca, permanentemente em busca!

quinta-feira, junho 26

pensando alto...



Tenho andado afastado deste meu cantinho e isso até se deve a bons motivos. Afastado na actividade da escrita mas não do exercício de cidadania, na participação de corpo e alma em outras causas em que acredito dar o meu contributo. Na entrega a causas solidárias encontro o meu equilíbrio, exercito o pensamento partilho momentos com PESSOAS.

Somos um país de uma cultura democrática débil, de práticas cívicas deficitárias. A provar isso mesmo, as quotas. Quotas na participação das mulheres na Assembleia da República, quotas no ingresso dos deficientes no mercado de trabalho...No meu conceito de democracia, o estabelecimento de quotas não tem qualquer cabimento. Só existe porque a democracia ainda não é vivência.

E quanto a idosos? Portugal é um país envelhecido sem renovação efectiva à vista, devido essencialmente a políticas subjugadas aos poderes económicos, a ausência de ética do quotidiano, à "coisificação" do SER, à transmissão de conceitos de progresso duvidosos, os apelos sistemáticos ao parecer, ao ter como forma de realização pessoal.

Sendo a população significativamente idosa, não concebo que nos órgãos autárquicos, ou mesmo no poder central não exista de forma visível uma representação, melhor, participação.

Atingida uma classificação de "sénior" a população passa a ser como um peso para a sociedade, sem voz activa, como se todo o património de saberes se tivesse esvaído, sem sensibilidades. Há sempre alguém que decide por eles, que pretende falar por eles, que ousa insinuar-se como porta voz, só que não sente como eles, não sabe como eles, não experimentou vivências como eles.

Ninguém pode ser autêntico no faz de conta!

Participação cívica, envolvimento eficaz, organização, sensibilização, precisa-se.

No dia que os idosos se organizem localmente, regionalmente e a nível nacional, que descubram o poder do exercício da cidadania, que retomem os seus direitos de cidadãos sem manipulações partidárias de conveniência, será um perigo para quem se limita a visitar lares, praças, feiras em horas de ponta política.

Já agora, antidemocraticamente falando, porque não estabelecer quotas de representatividade efectiva?

2 comentários:

Pica Sinos disse...

Bom Dia Amigo
Tomei a liberdade de pedir ao gestor do hptt://bart1914.blogsport.com que colocasse o endereço electrónico do teu blog para que os camardas que também passaram por Tite muito antes da tua presença, tenham a oportunidade de ler os teus pensamentos e a dedicação amiga e voluntária perante os outros. Bem hajas amigo.
Raul Pica Sinos
raulpsinos@netcabo.pt

Unknown disse...

Duas horas passaram e, não cheguei
ao final desejado. Terei que voltar a ler, mas com mais calma, todos os seus artigos. Desta vez bebi as frases na ânsia de passar para a seguinte, cada momento mais
belo que o anterior. O professor é
uma pessoa encantadora. Ob.

______________________________________________