Acerca de mim

A minha foto
Mas quem sou eu mesmo? Nem eu sei se calhar. Em busca, permanentemente em busca!

quarta-feira, janeiro 23

medicamentos!

De súbito, o CDS surge com a intenção de alterar qualquer coisa na saúde, concretamente nas dosagens das embalagens de medicamentos.

Independentemente dos oportunismos, (acontece que às vezes até têm laivos de clarividência), independentemente de não me identificar com esses senhores, congratulo-me com a ideia.

A indústria farmaceutica, concordo que não Santas Casas de Misericórdia, têm lucros fabulosos, só comparados com as indústrias das armas e droga!

Antes que alguém me acuse de falta de gratidão, de cuspir no prato onde comi durante muitos anos, informo que trabalhei numa Multinacional do ramo. Salários acima da média, benesses, enfim, reflexos de uma indústria em sólida economia.

Mas não deixei de ser um SER pensante.´

Dois episódios:

Há relativamente pouco tempo, fui internado num hospital, permanecendo em vigilância 48h. Felizmente não era nada de grave, mas o médico, na hora de saída receitou-me uns comprimidos que deveria, segundo ele e com os dados que tinha do meu quadro, tomar sem qualquer interrupção. Caixa de 60 comprimidos!

Regressado ao “civil” consultei um médico da especialidade que, calmamente e após exames me desaconselhou de todo a continuar a tomar os ditos comprimidos.Receitou-me “nada” e bom senso! Conclusão: 58 oito comprimidos religiosamente guardados numa caixa, pois felizmente o meu coração não morre de amores por eles!

Há cerca de 38 anos, uma tia minha,farmacêutica e proprietária de uma farmácia implantada em zona, na altura de baixo nível económico e cultural, conhecia os seus clientes, pobres ou não, pelo nome. Vi muitas vezes vender anti-inflamatórios abrindo as caixas e vendendo de acordo com as necessidades. E antipiréticos, e laxantes e outros! Se calhar até era proibido. Mas àquela farmácia só iam Pessoas e ela arriscava.

O pobre, o Povo agradecia, curava-se.Ela sentia-se útil, próxima, Humana.

Claro que havia "lobies, tal como hoje. Só que o Indivíduo contava e em cada profissional para além de uma técnico-competência profissional, existia o Homem.

O argumento da falta de higiene no manuseamento só convence quem nos grandes interesses está envolvido, directa ou indirectamente.

Com a inovação, a criatividade, o empenhamento das sociedades do conhecimento, tudo seria possível!

Vontade, vontade, vontade!

E o não envolvimento nos chorudos negócios, directa ou indirectamente, acrescento, a subjugação cega a directrizes de directórios, para países que quer queiram quer não o nosso não pertence ainda.

Ps. Pois...quando morreu, a minha tia não estava rica!

9 comentários:

Maria José disse...

Peculiaridades do mundo da saude, do dinheiro, dos interesses...

SILÊNCIO CULPADO disse...

Quando a saúde, nas suas mais variadas vertentes, anda ao sabor dos interesses económicos, que podemos esperar deste Portugal? Que valores humanos e morais nos restam?
Um abraço

Aninhas disse...

Quantas vezes já ouvi, na farmácia da minha pequena cidade, as pessoas a perguntarem qual dos medicamentos faz mais falta pois o dinheiro não chega para todos! Será isto um sistema nacional de saúde de um governo que se diz socialista?

Resto de bom domingo!E com saúde de preferência!

Gi disse...

"A paz , o pão , èducação , SAÚDE, habitação ..." andam a falhar neste jardim à beira mar plantado, a rega tem sido feita por lobbies e só chega a alguns cantos. O TER à frente do SER. Complicado mesmo!

Um beijinho

SILÊNCIO CULPADO disse...

Nós com este governo que não quer lições de esquerda não vamos a lado nenhum.
Um abraço

SEMPRE disse...

Venho solicitar a tua solidariedade para a situação das pessoas infectadas com HIV. Por favor vê o blogue Moendo Café http://moendocafe.blogspot.com (que é meu) e o Sidadania e se estiveres afim contacta-me para lnsoares@aeiou.pt
Abraço.
Lídia Soares=Silêncio Culpado

Anónimo disse...

A sociedade em que vivemos e deixamos existir...

Anónimo disse...

Maravilhosa Tia, a tua!
:)
Bjs de Luz*

Silvia Madureira disse...

Tens no meu blog um post de importância fundamental!

beijo

______________________________________________