Acerca de mim

A minha foto
Mas quem sou eu mesmo? Nem eu sei se calhar. Em busca, permanentemente em busca!

sexta-feira, dezembro 16

O meu NATAL!


Rezam os registos que foi há 62 anos!

Não consigo contabilizá-los todos o que em abono da verdade não diminui a quantidade.

Tempos houve que me limitei a acumular os dias, os meses e quando dava por mim mais um tinha passado. Por esses que nem memória tenho, recebi imensos parabéns não se importando quem mos dava se alguma coisa fizera para os merecer. É costume, é tradição...

Era aqui que aqueles senhores que em tempos via na TV diziam com muita pseudo convicção que não se arrependiam de nada do que tinham feito. Coitados, tão "poucochinhos".

Tanto que errei...

Que diabo, respirar, será digno de parabéns?

Há alguns anos que procuro mudar esta forma de encarar os aniversários.

Quando vou a um espectáculo não bato palmas só porque é o momento. Pelo menos a mim elas têm de ser arrancadas, merecidas.

De uma forma jocosa costumo dizer que os anos não se fazem, comemoram-se se houver motivo. Por uma questão de coerência há que trabalhar para merecer a comemoração.

Não pretendo competir com a criança que alguns pensam ter nascido a 25.

Verdade, verdadinha que este dia foi o natal mais importante para os meus pais e eu, passados estes anos continuo a pensar que sim.

Já pensaram se valorizássemos os nossos “natais”? Isso teria sentido e manteríamos um verdadeiro espírito de alegria ao longo do ano em cada casa (com excepção dos deprimentes seres que não passam dos trinta e...). Depois arrasaríamos de todo com a estafada frase que “Natal é quando um homem...bla, bla”. Que mofo!

Nesse mesma linha de pensamento todos procurariam merecer a comemoração, um pouco diferente da imposição de um velho de barbas brancas que aparece nesta altura a fingir que dá alguma coisa por obra e graça de pacotões transportados por tolas renas voadoras ao som de sininhos, ou por camiões com logos de superfícies comerciais. E o povão finge que sim... e gosta.

Lembram-se do outro Natal, o do menino em palhas deitado? Foram-se, as palhas provocavam alergias, o burrinho a vaquinha e ovelhinhas substituídas por ar condicionado, por imposição da ASAE, os camelos dos reis magos com deficiente orientação, consumiam muito, foram trocados por Mercedes e Audis com GPS. Sem emprego, de carregadores na época, os camelos em onda de empreendedorismo constituíram sociedades de governação de países.

Hoje, inicio mais um ano. O que passou foi vivido com muita alegria e entrega. Espero ansiosamente o minuto 1 do novo. Será extraordinário, hora a hora, vivido com intensidade. Só assim faz sentido. Embarco e nem me preocupo com a chegada. As margens são lindas...

FELIZ ANO NOVO!

3 comentários:

Lourdes Henriques disse...

ALELUIA! Por um novo ano que começa hoje na sua vida!
Desejo que seja igual ou melhor, se possível, àquele que acabou de terminar, e que, tal como diz, tenha "embarcado" numa viagem maravilhosa que lhe permita alcançar todos os seus bons objectivos, de maneira a sentir-se Verdadeiramente Feliz.
Um abraço de parabéns.
Milú.

avoluisa disse...

Cheguei...a tempo de desejar um bom ano em duplicado!Muita força,muita alegria,muitas felicidades!!!e um abraço de parabens.
avó luisa

Anónimo disse...

Natal a maior e mais linda aventura de amor de Deus pela humanidade.

Que o seu Natal seja tambem uma linda e grande aventura de amor...

Abençoado só podia...

Parabens merecidos de coraçao !!!.

um abraço suzete

______________________________________________