Acerca de mim

A minha foto
Mas quem sou eu mesmo? Nem eu sei se calhar. Em busca, permanentemente em busca!

terça-feira, julho 26

Dia dos Avós!

Fui surpreendido esta manhã com o anúncio deste dia, como dia dos Avós. Não sei há quanto tempo isto acontece mas se há alguns anos, confesso que ando distraído.
Não sou avô mas no meu dia a dia lido com muitos. Enternece-me o desvelo com que falam dos netos mas questiono-me quanto à relação que deveria ser, no meu entender, esta hierarquia familiar.
Certamente chocarei muita gente, alguns amigos, ao afirmar que muitos deles gostariam de ser avós ultrapassando a condição de pais! Será que é possível?
É aqui que sinalizo esta relação direi que inacabada ou mal resolvida entre pais e filhos, pretensamente colmatada com o aparecimento dos filhos dos filhos.
Por esses, os netos, estão dispostos a tudo, deles colhem novos afectos, enquanto puderem... (ser úteis, rentáveis, eficazes).
Se por um lado há uma ausência "natural" dos filhos, por outro há um retomar do ciclo do "cuidar" dos avós, como que de sua responsabilidade única fosse o acompanhamento dos netos. Penso que este papel, segundo a minha visão, não é entendida como complementar, mas básica.
Hoje os avós não são aqueles seres "Doces e Enormes" que deviam existir na rectaguarda, reserva dos afectos, tornam-se peões de primeira fila da crueldade do dia a dia, facilmente afastados por quezílias de egoísmos, envolvidos em tarefas ditas de "apoio" de rotinas estoicas amordaçadas pelo "AMOR".
Recuso-me a aceitar este papel.
Ninguém, absolutamente ninguém deve desistir de si, desviar-se do sentido, da realização da VIDA, mesmo que de netos se trate!
Complemento, partilha sim mas nunca abuso!
Conheço muitos que o fazem pesarosamente, como fado.
Conheço outros que o fazem como se de missão se tratasse.
Conheço outros que vivem para isso...

3 comentários:

Lourdes Henriques disse...

Em parte partilho da mesma opinião. Ser avó por devoção, não por obrigação. Adoro os meus três netinhos mas acho que quem terá a responsabilidade das suas vidas são os pais. Os avós já tiveram a sua dose e têm direito a descansar um pouco da vida de grandes desgastes e sacrifícios que tiveram durante muitos anos, para criar os filhos. Tenho ouvido muitos comentários de avós que dizem que gostam "a dobrar" dos netos. Eu não comungo dessa opinião. Que perdoem os meus netos, mas os meus filhos sã meus, os meus netos, são dos pais deles.

Suzete disse...

Ser avó é estar em terceiro plano é ser terceira escolha.....Alegro-me por isso.Estou atenta!...ao primeiro sinal.Presente...não vivo em função de avó de mãe de "marida" de amigos ....vivo......na volta em função de todos!Alguém já me disse :quem lhe ensinou isso?...onde leu?...mas...uma coisa eu sei "estou apaixonada pela minha gente pela vida e por muitas coisas mais"..
Ser avó não é ser mãe .Não confundir as coisas,.Mãe é uma emoção que não se repete.
ser avó é não decidir,é não ser responsável ...é só dar a mão.
ser avó é fácil é só coração....sem cobranças sem expetativas e amar e deixa~-se amar!
e ser cúmplice naquele geladinho, naquela gulosice,naquele estraga...que não estraga!..quem não se lembra dos avós?E das cedências deles?
ninguém é avó aos 20 anos
ninguém é mãe aos 60.certo?Tudo tem seu tempo e há que vive-lo sem "dramas"sem "babas"é a vida no seu melhor.
que tem dificuldades?O que não tem?mas vale o esforço.
Já Fernando Pessoa escrevia "Grande é a poesia a bondade e as danças ....mas o melhor do mundo são as crianças"
certo?!!!

inesbexiga disse...

...e eu conheço alguns que praticam a verdadeira escravatura.
Resultante, penso eu, de "contas por saldar".
Gosto muito dos filhos e dos netos, nem sequer consigo imaginar a vida sem eles, mas cada um assumindo o seu papel, aprendendo a tomar as rédeas da sua vida, respeitando a dos outros, sejam eles; avós, tios, primos... ou simplesmente conhecidos.
Quem é que não gosta de mimar/estragar um netinho? Quanto gozo me dá ser cúmplice de uma travessura ao arrepio das regras ditadas pelos pais. Que felizes ficamos!
Diz-se:"Cada macaco no seu galho" ninguém esbarra em ninguém, ocupando o lugar a que tem direito.

______________________________________________