Acerca de mim

A minha foto
Mas quem sou eu mesmo? Nem eu sei se calhar. Em busca, permanentemente em busca!

segunda-feira, fevereiro 28

a realidade de um "sonho"

Foi há dias no Carregado. Professor, gosta de surpresas? Do alto dos seus setenta e ..., um sorriso travesso, um olhar brilhante. Sabe, acho que a aceitação doseia o meu espanto, a surpresa dilui-se, respondi.

Faltavam dez minutos para acabar a minha sessão de informática. Silenciosamente a Cristiana e a Elisa levantaram-se e foram para o extremo da mesa. De um saco, uma imaculada toalha branca e meia dúzia de chávenas surgiram como que por magia. A um canto, ligada a uma tomada, a água começou a borbulhar...

Chá e sonhos para lanche, a rematar a minha “terapia informática”, no último dia da semana. Aqueceram-se os corpos com um chá quente, as almas com a generosidade espontânea. Deliciosos os sonhos, delicioso o momento. O motivo? O momento chegava!

Prometi partilhar a receita, a receita da Cristiana, aqui vai:


Ingredientes
½ litro de água
Uma colher de chá cheia de açúcar
200g de farinha de trigo
50 g de farinha Maisena
Uma colher de chá de fermento Royal
50g de margarina ou manteiga
7 ovos
Duas cascas de limão
Uma colher de chá de sal

Modo de fazer
Num tacho deita-se a água, a manteiga o açúcar, as cascas de limão e o sal. Deixa-se ferver durante três minutos, retirando em seguida as cascas do limão.
Numa tigela deita-se as farinhas, raspa de limão e o fermento misturando muito bem em seco.
No tacho ao lume, deita-se as farinhas e com uma colher de pau mexe-se muito bem até fazer uma bola. Retira-se do tacho a massa e deixa-se arrefecer um pouco.
Com batedeira vai-se misturando aos poucos a massa e deitando um ovo de cada vez.
Aquece-se óleo numa fritadeira ou tacho mas não demais para não queimar, deita-se colheres de massa. Os sonhos vão alourando e estufando.
Com uma agulha de renda ou malha sem “farpa” picam-se os sonhos para evitar rebentar.
Ainda quentes polvilham-se com açúcar e canela ou calda de açúcar.



Sem comentários:

______________________________________________