Acerca de mim

A minha foto
Mas quem sou eu mesmo? Nem eu sei se calhar. Em busca, permanentemente em busca!

domingo, novembro 7

uma professora...ao longo da vida

Já não a via nem lhe falava há mais de 20 anos.
Ontem, estabeleci contacto com uma antiga professora , de Português e Francês, aquando andava pelos bancos do Liceu.
Margarida Camacho, Margarida Watts, ou simplesmente Drª Margarida é um nome que ninguém esqueceu, aqueles que tiveram o privilégio de a conhecer. Considero que ela é uma daquelas pessoas que não passou na nossa vida, ela permanece na nossa vida. Telefonei-lhe. A conversa fluiu tal como se a tivéssemos interrompido entre um golo de uma bica, há mais de duas décadas. Extraordinária a importância que os professores têm nos alunos ao longo da vida, marcante a vivência dos alunos nos professores.
O 5º E não era fácil queixavam-se os professores. Da cumplicidade estabelecida com a Drª Margarida como que surgiu um compromisso e pelo menos no aspecto disciplinar deixou de haver problemas.
Lembro-me das viagens ao longo dos Castelos de França, sem nunca sairmos da carteira. Lembro-me da capacidade de nos estimular o sonho, que mesmo com consciência que disso não passava, nos alimentava a alma como se realidade se tratasse.
Lembro-me de nos despertar para a importância que tinha cada um na sociedade, o papel complementar que cada um dos nossos pais tinha, do trabalho mais humilde ao mais bem pago e considerado.
Lembro-me da disponibilidade que tinha para todos nós dentro e fora do Liceu. A uma distância de 43 anos ainda retenho o rosto dos filhos ao verem tantas vezes a casa "invadida" pela trupe do 5º ano E, em sessões de estudo extraordinário!
Guardei ao longo da minha vida a dedicatória de um livro que me ofereceu "... e fazer da vida uma excursão vivida com amor!" E procuro cumprir.
Ficámos muito tempo à conversa, pouco para o muito que se tinha a dizer. Gostei Drª Margarida, soube-me bem ouvi-la dizer que se eu voltasse à Madeira, a procurasse porque ela estava lá...como sempre!

1 comentário:

ana maria kauppila disse...

Afonso,

Lindo este seu texto que partilho no carinho que dedicamos à Professora que nunca deixou de o ser, à pessoa maravilhosa que dedicou a sua vida a cultivar sonhos nos nossos corações e não raras vezes se "esqueceu" dos seus. Um texto genuinamente sincero este. Gostei mesmo muito. Obrigada por ter sido as minhas palavras também.

Abraço,
ana maria

______________________________________________